DONAR AGORA

Conheça o caminho percorrido pela nossa fundação

História da CARF

A 14 de Fevereiro de 1989 iniciou a viagem de CARF. Hoje podemos dizer que, a pedido de centenas de bispos nos cinco continentes, ajudamos a formar sacerdotes e seminaristas em todo o mundo.

O nosso reconhecimento, orações e agradecimentos vão para todos os benfeitores e colaboradores que, directa ou indirectamente, o tornam possível todos os dias.

A Fundação Centro Académico Romano foi criada em 14 de Fevereiro de 1989

O primeiro Conselho de Administração estabelecido na escritura de constituição foi: José María Arana Aizpuru como presidente; José Alonso Tejada, Adoración Anderica Díez e Gregorio Paunero Martí como administradores; Fernando Sotelo Losada como secretário; Vicente Picó Amador como diretor.

O primeiro endereço foi C/ Manuel González Longoria, 7. Em junho de 1989, passou para C/ Conde de Peñalver, 9 e, em janeiro de 1991, para C/ Juan Bravo, 48.

Em 19 de junho de 1989, Ramón Herrando y Prat de la Riva foi nomeado Patrono.

Em 1991, o Seminário Internacional Sedes Sapientiae foi estabelecido em Roma a pedido da Santa Sé, no antigo Conservatório de São Pascoal Baylon em Trastevere, onde vivem 85 seminaristas.

Em Dezembro de 2000, o Sr. Vicente Picó foi nomeado administrador e secretário do conselho de administração, e o Sr. Carlos Velaz Alzuet tornou-se director-geral.

Em setembro de 2002, faleceu o Sr. Carlos Velaz. Sucedeu-lhe, em dezembro do mesmo ano, o Sr. Francisco de Paula García Pérez. O Conselho de Administração passou a ser constituído por: Sr. José María Arana Aizpurua como presidente; Sra. Adoración Anderica Díez, Sr. Gregorio Paunero Martín, Sr. Fernando Sotelo Losada, Sr. Gabriel Álvarez de Toledo Bandeira, Sr. Ramón Acín Aguado e Sr. Alejandro Cantero Fariña como administradores; Sr. Vicente Picó Amador como secretário.

Em Abril de 2003, foi inaugurado em Roma o Colégio Sacerdotal Tiberino, exclusivamente para sacerdotes que estão a ser formados na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Em outubro de 2004, Araceli Cañellas Rosell, María Consuelo Mesa Casado, Pedro Pasquín Echánove e Constantino Zamorano de la Mata foram nomeados administradores e Constantino Zamorano de la Mata tornou-se secretário.

Em junho de 2005, foi aceite a demissão do Sr. José María Arana como presidente, deixando-o como presidente honorário. O Sr. Alejandro Cantero Fariña, patrono desde 2002, torna-se presidente. O conselho de administração é agora o seguinte Sr. Alejandro Cantero Fariña como presidente; Sra. Adoración Anderica Díez, Sr. Gregorio Paunero Martín, Sr. Gabriel Álvarez de Toledo Bandeira, Sr. Vicente Picó Amador, Sra. Araceli Cañellas Rosell, Sra. María Consuelo Mesa Casado, e Sr. Pedro Pasquín Echánove como patronos; Sr. Constantino Zamorano de la Mata como secretário.

Em maio de 2007, o Sr. Jesús María Martínez Rojo foi nomeado Patrono. O Conselho de Administração passou a ser constituído por: Sr. Alejandro Cantero Fariña como Presidente; Sra. Adoración Anderica Díez, Sr. Gregorio Paunero Martín, Sr. Gabriel Álvarez de Toledo Bandeira, Sr. Vicente Picó Amador, Sra. Araceli Cañellas Rosell, Sra. María Consuelo Mesa Casado, Sr. Pedro Pasquín Echánove e Sr. Jesús María Martínez Rojo como Patronos; Sr. Constantino Zamorano de la Mata como Secretário.

Em outubro de 2008, faleceu o Sr. José María Arana Aizpurua, presidente do CARF desde o início até 2005, altura em que se tornou presidente honorário.

Em 2009, faleceu a Sra. Araceli Cañellas Rosell, administradora da Fundação.

Em outubro de 2009, a Sra. Blanca Rodríguez Díaz e o Sr. David Gómez García foram nomeados administradores. O Conselho de Administração passou a ser constituído por: Alejandro Cantero Fariña como presidente; Adoración Anderica Díez, Gregorio Paunero Martín, Gabriel Álvarez de Toledo Bandeira, Vicente Picó Amador, María Consuelo Mesa Casado, Jesús María Martínez Rojo, Blanca Rodríguez Díaz e David Gómez García como administradores; Constantino Zamorano de la Mata como secretário.

Em junho de 2011, a Sra. Adoración Anderica Díez, o Sr. Gregorio Paunero Martín, o Sr. Vicente Picó Amador e o Sr. Jesús María Martínez Rojo cessaram as suas funções de administradores. São nomeados como novos administradores: José Luis Elías Rodríguez, Margarita García Pinilla, Pablo Paunero Quijada e Amador Sosa Lora. O Conselho de Administração é composto por: Sr. Alejandro Cantero Fariña, como Presidente; Sr. Gabriel Álvarez de Toledo Bandeira, Sra. María Consuelo Mesa Casado, Sra. Blanca Rodríguez Díaz, Sr. David Gómez García, Sr. José Luis Elías Rodríguez, Sra. Margarita García Pinilla, Sr. Pablo Paunero Quijada e Sr. Amador Sosa Lora, como Curadores; Sr. Constantino Zamorano de la Mata, como Secretário.

Em junho de 2012, Francisco de Paula García Pérez deixou de ser administrador e foi nomeado Luis Alberto Rosales Araque.

Em Outubro de 2012, foi inaugurado em Roma o Colégio dos Sacerdotes de Altomonte, onde residem 70 sacerdotes que estão a receber formação na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Em setembro de 2013, o Sr. Alejandro Cantero Fariña deixou o cargo de presidente, permanecendo como administrador e sendo substituído pelo Sr. José Enrique Fuster Camps.

Em novembro de 2013, faleceu Vicente Picó Amador, o primeiro diretor da Fundação e subsequente administrador.

O mês de fevereiro de 2014 marca o 25º aniversário da criação da Fundação CARF.

Em 2015, mais de 1.500 seminaristas receberam formação nos Seminários Internacionais de Bidasoa e Sedes Sapientiae.

Em 2019, coincidindo com o 30.º aniversário da Fundação CARF, a sede mudar-se-á da calle Juan Bravo, 48 para a calle Conde de Peñalver, 45.